ABRAPRAXIA
Associacao Brasileira de Apraxia da Fala Na Infancia e Adolescencia
Curso Internacional - Entendendo o Autismo e Apraxia - 2024
22 e 23 de março - Online
CURSO INTERNACIONAL - ENTENDENDO O AUTISMO E APRAXIA
CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO
Palestrantes Internacionais Inéditas
Amanda Brignell, Fonoaudióloga e PH.D - Austrália
Karen Chenausky, Fonoaudióloga e PH.D - EUA
Esse curso é um dos módulos Internacionais do Aprimoramento em Apraxia de Fala na Infância e está aberto para inscrições a todos os profissionais de fonoaudiologia interessados.
O curso será transmitido via Plataforma Zoom e teremos vagas restritas a 300 inscrições, sendo que 100 delas já estão reservadas às nossas alunas da turma do Curso de Aprimoramento de 2024.
Neste curso:
Você terá a oportunidade de explorar novos horizontes de conhecimento, expandindo suas habilidades e competências para entender e compreender melhor sobre o Autismo e Apraxia de Fala na Infância com duas profissionais muito experientes e renomadas em seus países.
Objetivos da Aprendizagem:
O objetivo deste curso será fornecer aos alunos uma visão atualizada sobre a coocorrência do Autismo e Apraxia de Fala na Infância. Serão discutidas as estratégias para acessar os principais componentes da avaliação da fala e da linguagem, tanto para as crianças minimamente verbais como para as verbais, respeitando as nuances e particularidades que essa coocorrência requer. A partir da avaliação, serão discutidos os melhores caminhos para que a intervenção seja cuidadosa e eficiente.
Conteúdo Programático
Parte 1: Coocorrência e Autismo
Atualização sobre o autismo e discutirá condições comuns coocorrentes (por exemplo, deficiência intelectual, TDAH, ansiedade) e considerações sobre elas para avaliação da fala e da linguagem. Apresentaremos alguns exemplos baseados em casos.
Parte 2: Avaliação da fala em crianças com autismo
Discussão de estratégias para a realização de avaliações de fala “amigáveis ao autismo”, incluindo a modificação do ambiente de avaliação. Discutirá o diagnóstico diferencial de apraxia em crianças com autismo e os principais componentes das avaliações de melhores práticas. E aplicação da avaliação a crianças autistas que são minimamente verbais e àquelas que usam fala fluente.
Parte 3: Técnicas para tratar crianças com AFI e minimamente verbais
Descrição de uma avaliação baseada em brincadeiras para crianças com AFI que são minimamente verbais, e como usar essa avaliação para elaborar um programa de tratamento para essas crianças. Será analisado aspectos do desenvolvimento em vários domínios cognitivos e será apresentado um exemplo de como usar a avaliação para uma criança específica.
Parte 4: Pesquisa atual sobre a relação entre AFI e desenvolvimento de linguagem expressiva
Descrição de vários estudos recentes que mostram uma relação entre a capacidade de produção da fala, que é obviamente afetada pela AFI, e o desenvolvimento da linguagem expressiva. No contexto da identificação e intervenção precoce, mostrando alguns esforços recentes para encontrar e ajudar as crianças com AFI a desenvolverem competências linguísticas expressivas o mais cedo possível.
Público Alvo:
Fonoaudiólogas (os) e Estudantes de Fonoaudiologia
*** ANEXAR a Carteira do Conselho de Fonoaudiologia - CRFA ou Declaração da Faculdade (para estudantes) no Perfil do cadastro no site
Datas e Horários
22/03/2024 (sexta-feira) - 17h30 às 21h00
23/03/2024 (sábado) - 8h30 às 12h00
Horário de Brasília
Valor:
R$ 880,00
Parcelamos em 5x sem juros pelos cartões de crédito.
Certificado:
Possui Certificado de 6 horas/aula
Informações Gerais:
Recursos didáticos:
Aulas expositivas, apostila com os slides da aula e vídeos originais da palestrante
Tradução Simultânea da aula da palestrante
Local:
Plataforma ZOOM
OBS: Após a edição dos vídeos, os mesmos ficarão disponíveis por 30 (trinta) dias para acesso aos inscritos.
Coordenação Técnica:
Dra. Elisabete Giusti
Biografia das Palestrantes
Amanda Brignell, Fonoaudióloga e PH.D - Austrália
A Dra. Amanda Brignell é fonoaudióloga que exerce funções clínicas em saúde pública há mais de três décadas na Austrália, Canadá e Reino Unido. Ela é professora sênior na Universidade Católica Australiana e pesquisadora sênior na equipe de Autismo Complexo e Neurodesenvolvimento da Universidade Monash, onde lidera um programa de pesquisa focado em diagnóstico, prognóstico e intervenções para crianças com deficiências de comunicação. Ela co-lidera uma clínica pediátrica multidisciplinar no Monash Children’s Hospital focada em populações carentes, como crianças minimamente verbais. Amanda é apaixonada por apoiar todos os indivíduos com deficiência de neurodesenvolvimento a se comunicarem de maneira ideal para que possam prosperar e participar melhor em suas comunidades.
Karen Chenausky, Fonoaudióloga e PH.D - EUA
Dra. Karen Chenausky é fonoaudióloga e trabalhou com crianças com autismo e distúrbios da fala por aproximadamente duas décadas em escolas públicas, consultórios particulares e ambulatórios. Atualmente é professora assistente no Institute of Health Professions, afiliada ao Massachusetts General Hospital em Boston. Sua pesquisa visa compreender por que tantas crianças com distúrbios genéticos e de neurodesenvolvimento enfrentam desafios motores de fala e linguagem expressiva, como podemos identificá-los mais cedo e como melhorar seus resultados de comunicação.